Estrutura

MEMÓRIA DA REUNIÃO

João Pessoa-PB  |  20MAIO2016

Reunidos[1] na cidade de João Pessoa, no dia 20 de maio de 2016, na Instituto Betel, refletimos sobre a futura caminha da Rede de Missão Urbana (REDEMUR ?), visando um mínimo de estrutura que possibilite trazer solidez para cumprir sua missão e visão.

Foram pensadas três (3) possibilidades de estruturação visando suprir suas necessidades no momento atual. É necessário deixar claro que são possiblidades circunstanciais, podendo e devendo passar por revisões. São elas:

  1. FÓRUM DE MISSÃO URBANA EM ÂMBITO NACIONAL

A proposta é que a REDEMUR mantenha, no mínimo, um (1) Fórum Nacional. O FMU abordará, preferencialmente, mas não exclusivamente, de temas que retratam desafios a nível nacional, levando em consideração as questões mundiais. O próximo FMU será na cidade de Recife, de 5-7 de novembro de 2016, tendo como sede a Igreja Batista do Coqueiral.   

Uma possível proposta temática, que implicará nas reflexões & ações dos Fóruns Regionais de Missão Urbana (FRMU) é:

POR UMA CIDADE MAIS HUMANA:

PEQUENAS INICIATIVAS, PARCERIAS ESTRATÉGICAS, RESULTADOS SURPREENDENTES

A proposta é incentivar reflexões que gerem ações visando a construção de uma cidade mais humana. São muitas as iniciativas que visam uma cidade mais humana em várias cidades do Brasil hoje. É inegável a presença de igrejas, instituições, organizações e grupos que atuam para o bem-estar da cidade e, consequentemente, das pessoas.

O desafio é que tais ações, normalmente isoladas e desconhecidas, sejam acompanhadas de parcerias estratégicas, unindo recursos materiais e humanos, habilidades e capacidades, para que a cidade seja transformada na expectativa de resultados surpreendes, tanto a nível local como global. Isso certamente chamará a atenção das pessoas e instâncias governamentais e políticas, podendo começar processos inovadores e transformadores para as cidades.

O FMU Nacional incentivará os trabalhos dos Fóruns Regionais de Missão Urbana, que é a segunda estrutura da REDEMUR.

  1. FÓRUNS REGIONAIS DE MISSÃO URBANA (FRMU)

Os FRMU visam explorar situações e realidades que levem em considerar os contextos regionais. É um processo de descentralização e reflexões & ações emergentes, que nasçam de seus contextos para os seus contextos. Esse processo certamente servirá de inspiração para as outras regiões que se beneficiarão de suas metodologias, experiências e resultados.

Os FRMU começarão a acontecer na medida que cada região do Brasil tomar a incitava. A REDEMUR, que ainda é embrionária, não possui nenhum recurso financeiro para isso. Tais iniciativas serão a partir de conscientização e interesse em participar na transformação das cidades por meio do Evangelho do Reino. Uma possível visualização desse processo pode ser:

estrutura01

 

Assim, o FMU alimenta os FRMU que por sua vez retroalimentam o FMU, gerando uma processo-hermenêutica espiral:

estrutura02

OS FRMU terão os seguintes objetivos:

 

  • Refletir e buscar ações transformadoras urbanas que levam em consideração as realidades e necessidades regionais;
  • Refletir e buscar ações transformadoras urbanas que levam em consideração as temáticas do FMU Nacional;
  • Buscar parcerias para a transformação urbana;
  • Documentar (tanto em vídeo, áudio e escrito) as reflexões & ações para que sirvam de insumo e inspiração

 

A terceira estrutura proposta para a REDEMUR é:

  1. PORTAL ONLINE

A REDEMUR terá seu próprio portal que oportunizará as iniciativas que desejarem fazer parte da Rede espaço para informar & promover, agendas, materiais, etc. Neste início a Tearfund está oferecendo uma pessoa que fará o portal e manterá atualizado para (possivelmente) os próximos 3 anos até a REDEMUR tenha condições de fazer isso por si mesma.

  1. CÂMARA TEMÁTICA

A quarta estrutura se trata de um grupo de pessoas, tantos as de caráter mais prático & ação, como de pensadores, em torno de 10 pessoas, para pensar e propor temas para que a REDEMUR foque sua caminhada, especialmente o FMU Nacional.

Uma possível visualização da estrutura atual:

estrutura03.fw

Como já afirmado, trata-se de uma estrutura provisória que aos poucos vai tomando forma de acordo com a necessidade da REDEMUR.

Próximos passos:

  1. Incentivar os Fóruns Regionais de Missão Urbana (FRMU);
  2. Aceitar o tema FMU Nacional em Recife – POR UMA CIDADE MAIS HUMANA: PEQUENAS INICIATIVAS, PARCERIAS ESTRATÉGICAS, RESULTADOS SURPREENDENTES. Ou propor outro tema, pois os FRMU precisam desde já trabalhar tematicamente;
  3. Construir os construir os Princípios ou Valores da Rede;
  4. Definir o Grupo Gestor da Rede para os próximos 2 anos no Fórum Nacional.